Apresentação

O laboratório foi concebido e consolidado pelo Prof. Dr. José Carlos Gubulin e suas atividades iniciaram-se em 1980, com o nome de Laboratório de Processos de Separação. Até 1990 as pesquisas concentravam-se na área de adsorção, com ênfase nos processos de transferência de calor e de massa. Em 1991 iniciaram-se as atividades de pesquisa na área de Engenharia Eletroquímica.

Em 2007 o laboratório passou a ser coordenado pelo Prof. Dr. Luís Augusto M. Ruotolo, passando a se chamar Laboratório de Tecnologias Ambientais (Latea). Em 2016 juntou-se ao grupo o Prof. Dr. Francisco Guilherme Esteves Nogueira, abrindo uma nova linha de pesquisa em fotocatálise.

Atualmente o laboratório desenvolve trabalhos em âmbito de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado nas áreas de engenharia eletroquímica, fotocatálise, adsorção e eletrossorção.

O Latea mantém também parcerias em projetos de pesquisa com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, além de parcerias com o setor privado visando a transferência de tecnologia.